O Colete Encarnado é detentor do galardão das “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Após seleção entre 504 candidaturas ao Concurso que, por excelência, tem vindo a promover a identidade nacional, o Colete Encarnado competiu entre um total de 14 patrimónios culturais de grande valor, de Portugal continental e insular.

Foi vencedor na região de Lisboa a 12 de agosto’20, na semifinal, a 23 de agosto, apurado finalista e, na grande final, recebeu o título, fazendo jus à homenagem que preconiza, anualmente, à figura ímpar do Campino.

Estes resultados foram possíveis pela mobilização que se gerou em torno desta candidatura e pelo enorme apoio recebido de todos quantos já experienciaram esta festa e que sabem ser de emoções únicas. Também a madrinha nesta competição, Dália Madruga Tenório, contribuiu para o reconhecimento daquele que é um dos cartões de visita do Ribatejo, do País e mesmo além-fronteiras. Contrariando a tendência para a quebra da autenticidade e crescente globalização, fazemos da base cultural, sobretudo a popular, a marca que nos diferencia.

O galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular” atribuído à Festa “Colete Encarnado” veio confirmar o empenho e a fama atestada na preservação deste valor único e peculiar da figura tradicional do Campino.